Friday, February 16, 2007

Francisco em Estocolmo

Estou a viver na maior área estudantil em Stockholm, que dá pelo nome de Lappkärrsberget, fica a cerca de 15m a pé da Universidade. Caso eu queira ir para a Faculdade é cerca de 25m a pé. Também posso ir para a Universidade ou para a Faculdade de autocarro, já que tenho uma paragem mesmo junto à minha residência, mas tal nunca ocorre (o bilhete mensal dos transportes que é combinado é cerca de €75).
Existem vários edifícios nesta área, com cerca de três a quatro andares. Em cada andar vivem 12 pessoas, que partilham duas áreas comuns, a cozinha e a sala (bastante ampla, com sofás, T.V., mesa de jantar). Cada andar é restrito a essas 12 pessoas por um código.
Eu estou a viver num quarto que considero amplo. Além disso, inclui uma casa-de-banho privada com chuveiro.
Neste momento estou a fazer uma cadeira, que dá pelo nome de Retail Management, mas que não é na Faculdade de Economia, mas em Norrtälje. Da Universidade até lá é cerca de 1h de autocarro.
Porque é que a cadeira ocorre noutro local? Foi o que me perguntei durante algum tempo, mas a semana passada, houve entrega de prémios e um lanche para o pessoal que estuda lá (nem percebi porquê). Fiquei a saber que quem paga a manutenção daquele local é uma fundação independente composta por várias empresas. O ensino é especializado desde o primeiro ano até ao último, o que não sucede nas cadeiras ministradas na universidade, em que a especialização só ocorre no último ano. Mas dia 26 de Fevereiro já começo outra cadeira aqui na faculdade.
Considero que o ensino cá em comparação com a faculdade que frequentei em Portugal - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, é mais fácil.
O que é que quero dizer com fácil?
As aulas ocorrem num formato rectangular, em que analisamos os capítulos dos livros que lemos. Houve inicialmente uma introdução teórica e em todas as aulas existe transmissão de conhecimentos mais técnicos pela professora, mas existe maior empenho dos estudantes, porque temos de apresentar os capítulos todas as aulas, sendo que as aulas tem duração de 4 a 6h.
O que origina um esforço maior, …passo mais tempo na biblioteca (que é fantástica, com um espaço bastante grande e magnifico). Considero que é o melhor edifício da Universidade…
O local que mais me fascina numa Universidade é a biblioteca, é lá que se podem dar grandes transformações...
Cá de cinco em cinco semanas temos uma cadeira, logo temos mais tempo para absorver e analisar o que estudamos.
O livro que estou a ler agora é “The Experience Economy”, bastante interessante (every business a stage). Antes tivemos a ler “Lean Solution” e ainda iremos abordar outro livro. Os livros são em inglês, tal como as aulas. Além disso o preço dos livros cá é cerca de 1/3 do preço dos livros de economia em Portugal.
Fica aqui o meu conceito de fácil… associar prazer com esforço, origina facilidade (nem que seja na assimilação). A forma como me estimulam ou percepciono o modo como me estimulam é bastante diferente...qualquer coisa relacionada ao conceito de Pavlov.
A nota final depende dos assignments, papers, projecto de grupo e do exame. A cadeira não tem quase nenhuma componente matemática.

Tenho que ir, passei a manhã toda na biblioteca, depois reuni me com o grupo no qual estou a desenvolver o projecto e agora vou para o ginásio (fiz ontem a inscrição, já não aguentava mais). Em Lisboa ia quase todos os dias correr cerca de 30 a 60m, mas cá é impossível devido à baixa temperatura.

1 Comments:

At Thu Feb 22, 05:14:00 pm, Anonymous Anonymous said...

4 a 6 horas de aulas? Credo. Boa sorte para este semestre (axo que ainda não te tinha desejado)
Boas corridas no Gym.

Jokitas,
Filipa

 

Post a Comment

<< Home

/paginainicial/botoesflash/botao1