Living in Stockholm
Nos primeiros dias vivi nesta pousada, em determinadas alturas do ano é num barco, mas neste momento o barco está em reparacäo.
Foi fantástico viver aqui, logo no primeiro dia visitei a cidade com um colega que partilhava o quarto comigo na pousada, depois vim a saber que estudava no MIT, nos States. Estava em Göterborg a realizar pesquisas com investigadores suecos e americanos para a tese de mestrado, mas houve um escape de três dias e ele resolveu aproveitar devido a estar farto de pessoas com as quais näo se identifica, possivelmente pela diferença de idades, como ele me explicou.
Era a segunda vez que vinha à Europa, na outra também veio realizar pesquisas à Suécia. Na realidade ele é americano, mas a avó é Belga, mas emigrou para a Flórida à bastante tempo.
O interessante foi que quando nos conhecemos disse lhe que era português e depois perguntei se era a primeira vez dele cá pela Europa, ao que ele respondeu que sim e retorquiu com a pergunta: "E tu? também é a primeira vez que vens à Europa?"
...Depois lá disse que Portugal fica na Europa e que pertence à UE... ao que ele disse pensar que era o Brasil, na America Latina.
Já conheci bastantes Americanos, tanto na Alemanha, como em Austria. Todos com uma idade próxima da minha, sendo que todos eles sabiam onde fica Portugal. O paradoxo é que o John também tem uma idade próxima da minha, mas ao contrário dos restantes que conheci, tem antepassados Europeus e um contrato milionário com a General Motors que começa a cumprir em Setembro.
Conclusäo que retiro: Näo é o nivel de escolaridade que dá cultura e também que o padräo de conhecimentos das pessoas de determinado grupo nem sempre se pode estrapular através daquelas que se considera serem as "mais capazes".
1 Comments:
Portugal... pois há quem não saiba onde fica...
Post a Comment
<< Home