Ernesto Che Guevara
Ideologicamente Complexo
Em cada jovem que acredita num outro mundo possível, em cada indivíduo que acredita numa sociedade melhor, mais justa e mais ética, está o exemplo de Che, muito mais do que como ícone cultural de esquerda ou figura romântica.
O seu exemplo traduz-se num breve trecho de Episódios da Guerra Revolucionária:
"O nível mais alto da humanidade é a entrega, é a renúncia do bem-estar pessoal quando as maiorias vivem na miséria, é compreender que a revolução é um acto transformador da sociedade para que as suas futuras decisões sejam orientadas para o bem-estar da espécie humana. Quando se compreende isto e se atinge esse nível mais alto da espécie humana, então é-se revolucionário. E o dever de todo o revolucionáro é fazer a Revolução".
Luis Sepúlveda, "O Poder dos Sonhos"
Não pertenço a qualquer partido de esquerda, nem de direita, mas revejo me em determinadas ideologias, que não estão perto das ideologias do partido Comunista, seja em Portugal, Cuba ou China, mas acredito numa sociedade mais justa!
Na realidade o dinheiro gera dinheiro, e somente se acreditarmos em mudanças culturais (com base na educação e tecnologia) será possível realizar uma real revolução de modo a redistribuir-se riqueza, seja educacional ou monetária.
Concebo uma visão do mundo que englobe Che e outros revolucionários Nórdicos, não limito os meus horizontes a qualquer ideologia estereotipada.