Tuesday, January 30, 2007

Jazz Pub on "Birthday's night"

Jazz enthusiast Sten Holmquist discovered Stampen as a pawnshop romantically located in the old town of Stockholm. It came complete with a 17th century cellar, and until 1880 had been the premises of the French Reform Church. The name "Stampen" is derived from the stamps clients would receive per regular maintenance payments, for items they had deposited at the pawn shop as collateral. Converted into a jazz pub in 1968 years ago, many antique items - stuffed animals and instruments - still hang from the ceiling of Stampen, betraying its roots. It has become a meeting place for people of all ages, offering anything from the "American Folk Music of 1910-1959"— traditional jazz as it is known to some—to modern Blues, or Soul R&B acts. As a reminder to musicians, a sign on the Pub stage playfully reads, "Happy Jazz Please." No doubt, this "good time music" policy and the devoted ownership and attention of Josef Haddad have brought smiles to the faces of many a faithful visitor.
I was one of the visitors that this jazz pub brought a lot of smiles. I discovered this place last night, "birthday's night", and was amazing to be there.
I remind good moments that i spent last year in Madrid in a jazz pub, with one of my friends, Sara.

Monday, January 29, 2007

A consciência é essencialmente consciência social

Neste dia que muito me apraz, mas com muito pouco significado, enquanto dia, apetece me avivar espíritos, e com os mesmos ajudar a solidificar a democracia.

Despesa Total Consolidada em Portugal – Despesa por Ministérios para 2007. Base de dados: http://www.min-financas.pt (Orçamento do Estado para 2007)

Ministérios - Estrutura (%)
Encargos Gerais do Estado - 6,4
Administração Interna - 3,1
Negócios Estrangeiros - 0,7
Finanças e Administração Pública - 31,5
Defesa Nacional - 3,7
Justiça - 2,4
Ambiente,Ordenamento e Des. Regional - 1,0
Economia e Inovação - 1,3
Agricultura,Des. Rural e Pescas - 3,8
Obras Públicas,Transportes e Comunicações - 1,8
Trabalho e Solidariedade Social - 13,2
Saúde - 15,7
Educação - 10,7
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - 4,3

Cultura - 0,4
Total - 100,0


O Ministério da Cultura é o que tem a dotação mais baixa, com valores que nem sequer chegam à unidade, ficando-se pelas décimas (0,4).
Enquanto que o prometido boom para 2007 do Ministério da Ciência e Tecnologia (Ensino Superior nunca foi uma promessa) fica-se por 4,3.
É impossível progredir desta forma…
Li há tempos uma crónica que falava da necessidade de todos os portugueses emigrarem (é pena que as crónicas tem destas coisas, as pessoas ficam apenas sujeitas às palavras).
Possivelmente é necessário que o fluxo migratório ocorra para que se crie um espírito mais reivindicativo em relação à sociedade em que vivemos, ao padrão que nos impõem, que é a mediocridade, ou melhor, ao padrão que deixamos que nos imponham!

Todo o mundo é composto de mudança. CAMÕES

Sunday, January 28, 2007

Percepções da Suécia

Aqui sentado a ouvir Simple Plan, parece que tudo se torna irreal.
“We believe in this world. We believe, we believe, we believe in this world”.
Crer que é possível existir uma mudança cultural/mental, tendo como modelo a Suécia não é um sonho.
Acreditar que a dita sociedade civil está disposta a trabalhar para o bem comum parece que deixou de ser uma esperança e tornou-se realidade.

Ao chegar ao aeroporto apanhei um autocarro que até Estocolmo demora 1:30, até ao centro da cidade. Eram 23h e não sabia como dirigir me para a pousada, falei com duas pessoas da minha idade que estavam a passar. Levaram me à estação de metro (10m) e quiseram pagar me o bilhete, porque ainda não tinha trocado Euros para Krons, mas depois falaram com o Senhor da bilheteira que deixou me passar sem pagar.
Seguidamente ao sair na estação de metro, perto da pousada, não encontrei o navio onde ia ficar alojado, estava cerca de -12ºC, depois de andar 20 minutos, encontrei outras duas pessoas que disponibilizaram se para telefonar para amigos de modo a encontrarmos o barco desaparecido, mas ninguém atendeu. Depois dei o número de telefone da pousada a um deles que seguidamente telefonou e disseram lhe como lá chegar.
Muitas mais situações têm sucedido, que surpreenderam me bastante.
Acho que já tenho algum background cultural de experiências (sendo que é diminuto porque as experiências nunca foram além dos meses) em diferentes culturas europeias, mas nunca tinha sido tão surpreendido.
A maneira como se vestem, dançam, conversam…

Ouvi esta música quando estava no McDonald’s, decidi logo começar a escrever.
Cá existem várias empresas que copiaram o modelo americano de prestação de serviço ao consumidor (McDonald’s vs Max), mas que implementaram um conjunto de características nos produtos que vendem que os distingue completamente das marcas copiadas, maioritariamente americanas.

Acho que é esta capacidade de viverem com frio, mas serem calor que me fascina!

Friday, January 26, 2007

Pub Quiz>>First Meeting 22nd of January














Thursday, January 25, 2007

Living in Stockholm









Nos primeiros dias vivi nesta pousada, em determinadas alturas do ano é num barco, mas neste momento o barco está em reparacäo.
Foi fantástico viver aqui, logo no primeiro dia visitei a cidade com um colega que partilhava o quarto comigo na pousada, depois vim a saber que estudava no MIT, nos States. Estava em Göterborg a realizar pesquisas com investigadores suecos e americanos para a tese de mestrado, mas houve um escape de três dias e ele resolveu aproveitar devido a estar farto de pessoas com as quais näo se identifica, possivelmente pela diferença de idades, como ele me explicou.
Era a segunda vez que vinha à Europa, na outra também veio realizar pesquisas à Suécia. Na realidade ele é americano, mas a avó é Belga, mas emigrou para a Flórida à bastante tempo.
O interessante foi que quando nos conhecemos disse lhe que era português e depois perguntei se era a primeira vez dele cá pela Europa, ao que ele respondeu que sim e retorquiu com a pergunta: "E tu? também é a primeira vez que vens à Europa?"
...Depois lá disse que Portugal fica na Europa e que pertence à UE... ao que ele disse pensar que era o Brasil, na America Latina.
Já conheci bastantes Americanos, tanto na Alemanha, como em Austria. Todos com uma idade próxima da minha, sendo que todos eles sabiam onde fica Portugal. O paradoxo é que o John também tem uma idade próxima da minha, mas ao contrário dos restantes que conheci, tem antepassados Europeus e um contrato milionário com a General Motors que começa a cumprir em Setembro.
Conclusäo que retiro: Näo é o nivel de escolaridade que dá cultura e também que o padräo de conhecimentos das pessoas de determinado grupo nem sempre se pode estrapular através daquelas que se considera serem as "mais capazes".

Monday, January 22, 2007

Sweden

Hey,

Neste momento encontro me na Suécia . Estou numa hostel junto ao rio, está a nevar mas näo com muita intensidade.
A cidade é fantástica e fascinante.
Depois de passar alguns dias aqui já é possivel percepcionar as diferencas existentes entre a Suécia e os restantes países onde já estive.
Nunca um país me surpreendeu tanto... nem mesmo Marrocos...
Esta tarde, às 17h, ou melhor, esta noite, porque efectivamente às 16h já é de noite, irei ao meu primeiro meeting com todos os Erasmus da minha faculdade, sim porque na realidade este é o segundo oficial!!!
Apesar de estar a gostar muito de viver aqui, as coisas näo têm sido nada fáceis.
Ainda näo tenho apartamento e duvido que tenha algum dia...
Por isso estou numa pousada, considerada a mais barata, mas que é cerca de 40euros por noite.
A minha relacäo com a coordenadora da minha faculdade também näo é das melhores, mais uma razäo para nunca vir a ter residência.
A deslocacäo para a univ de metro custa, por semana, cerca de 27 euros.
Espero que a situacao possa melhorar a nivel logistico, porque isto näo está fácil...

/paginainicial/botoesflash/botao1